Tendo como ponto de partida uma viagem entre Brasil e África, o espetáculo AfroMe traz à tona, a partir da musicalidade e de cenas interventivas com o público, assuntos ligados à contemporaneidade como a imigração, a solitude do ser negro, a arte como discurso, a violência contínua contra o povo negro e os fluxos migratórios forçados na capital e no mundo. Ao longo de 70 minutos, uma profusão de imagens e cenas alusivas constroem a dramaturgia, que é amparada por um espaço real: o bar, local de comunicação e ampliação dos desejos. É possível consumir o cardápio do bar enquanto a obra acontece.

Exu Bará abrindo caminhos

Os trabalhos se iniciam com a saudação a Exu Bará. A ele, o mensageiro, aquele que detém o poder de abrir e fechar os caminhos, é pedido licença. A partir disso é estabelecido o contato entre o humano e o onírico dos Orixás, energias presentes nos lugares onde se escolheu fecundar-habitar, que são invisíveis aos olhos, mas palpáveis aos sentidos. É ofertada a cachaça, elemento pertencente ao imaginário-real dos bares. Compartilham-se ervas e acendem-se as velas em um pedido singelo e esperançoso para que ele abra todas as portas. Na tradição, o Bará é assentado na frente do lugar dedicado ao acontecimento do ritual. Por ser também o grande sentinela, pede-se a ele a proteção e a guarda desse evento de (re)conexão com as origens africanas.

AfroMe dá voz a autores e compositores como Oliveira Silveira, Solano Trindade, Arlindo Cruz, Moacyr Santos, Selma do Coco, Coco do Amaro Branco e Beth de Oxum. Além disso há a inspiração na musicalidade de outros países, como as bases caboverdianas do Funaná.

Prêmios

Prêmio Açorianos de Teatro 2016 de Melhor Produção

Prêmio Braskem em Cena 2016 de Melhor Espetáculo – Júri Popular

INDICAÇÕES

Açorianos de Teatro 2016 de Melhor Produção

Açorianos de Teatro 2016 de Melhor Trilha Sonora

Ficha técnica

Direção Thiago Pirajira
Elenco Bruno Cardoso, Camila Falcão, Kyky Rodrigues, Laura Lima, Silvana Rodrigues e Thiago Pirajira
Dramaturgia Grupo Pretagô
Trilha sonora João Pedro Cé e Vini Silva
Figurino Grupo Pretagô
Fotografia André Olmos
Marca e Panfleto Anelise De Carli
Contrarregras Bruno Fernandes,
Manuela Miranda e Mari Falcão
Produção Grupo Pretagô

Download Fotos para Imprensa
Download Rider Técnico